PROJETO PRÓ-CAFÉ EM JOSÉ RAYDAN ANDA COM FORÇA E VIGOR

PROJETO PRÓ-CAFÉ EM JOSÉ RAYDAN ANDA COM FORÇA E VIGOR

Há pouco mais de um ano o prefeito Paulo Peixoto, deu início ao projeto Pró-Café no município de José Raydan, com o intuito de fomentar o plantio e assim, promover através da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, essa importante cultura geradora de emprego e renda.

Estivemos conversando com o secretário da pasta, José Rabelo Neto, o Nigrim, sobre, como anda o projeto, e as expectativas são muito promissoras.

A equipe da C.S.I.I. – Comunicação Social Institucional e Integrada do Município de José Raydan, conversou com o Secretário Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, Nigrim do Leto, que, nos informou que o Projeto PRÓ-CAFÉ nasceu no ano de 2021 em José Raydan e foi tomando forma com reuniões nos locais onde haviam produtores interessados em participar.

ENTREVISTA AO SECRETÁRIO NIGRIM DO LETO

Quantas mudas, aproximadamente já foram entregues aos produtores até hoje?

Nigrim - Aproximadamente 70 mil mudas já foram distribuídas, gratuitamente, é bom frisar que o município adquire a muda e entrega ao produtor interessado. Nossa expectativa é que sejam entregues até abril de 2023, pelo menos mais 18 mil mudas.

Quem produz as mudas?

Nigrim - As mudas nos chegam através de um fornecedor, que tem grande conhecimento do assunto e larga experiência em produção de mudas de qualidade. Aí, a prefeitura adquire, entrega ao produtor gratuitamente e ainda fornece máquinas e apoio para fazer o reservatório de água, que é necessária em qualquer cultivo. Tudo é custeado pela prefeitura, afim de, no futuro, transformar José Raydan em um polo cafeeiro regional. Aliás, já temos aqui em José Raydan exemplo de produção de café com colheita de 110 sacas por hectare.

Há um prazo final para distribuição das mudas?

Nigrim - Não. Não há. Enquanto houver quem queira plantar aqui no município, a prefeitura vai se esforçar para que todos sejam atendidos. Esse fomento aliás, é respaldado por Lei Municipal, que é a Lei de Incentivo ao Produtor Rural, criada, votada e sancionada em 2022.

No seu entendimento, Secretário Nigrim, qual a previsão de tempo para que JOSÉ RAYDAN comece a ver os resultados desse Projeto PRÓ-CAFÉ?

Nigrim - Na nossa visão e segundo o técnico nesse assunto, Mateus Venturini, lá de Fonseca, dentro de mais ou menos cinco anos, já teremos resultados com grandes colheitas.

Que mensagem você deixa para os produtores e agricultores familiares de José Raydan?

Nigrim - Nosso município está caminhando para um futuro muito promissor, com esse apoio total do Prefeito Paulo Peixoto. Hoje, o produtor rural em José Raydan dá apoio no plantio de café, plantio do milho, na silagem, na aração de terra, tratores e máquinas que trabalham para o produtor e tudo é de graça. Nada é cobrado do produtor rural. E ainda temos a Feirinha da Agricultura Familiar que funciona muito bem. Minha mensagem é: vamos continuar trabalhando, juntos, desenvolvendo nosso município.